segunda-feira, dezembro 15, 2008

"AMIZADE"....SIGA ESSA IDÉIA....

Fala Moçada.....Espero que estejam bem.....E já de início, peço perdão pela "Longa Ausência"....mas já estou de volta......
Hoje, encontrei uma pessoa que há tempos não via, um grande "amigo", mas infelizmente, em razão do cotidiano tão corrido que temos, não pudemos conversar muito, mas o breve diálogo fez muito bem para ambos.
Esse encontro me ajudou a pensar no assunto que comentaria hoje, ou seja, "amizade".
Primeiramente, como costumo fazer, vamos definir o que significa amizade, e a partir daí, desenvolver a idéia. Lembrando que costuma ser complicado definir sentimentos, mas vale o esforço.
Amizade, encontra-se definida, como: Origem (do latim amicus; amigo, que possivelmente se derivou de amore; amar, ainda que se diga também que a palavra provém do grego) é uma relação afetiva, a princípio sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas.
Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.
A amizade pode ter como origem, um instinto de sobrevivência da espécie, com a necessidade de proteger e ser protegido por outros seres. Alguns amigos se denominam "melhores amigos". Os melhores amigos muitas vezes se conhecem mais que os próprios familiares e cônjuges, funcionando como um confidente. Para atingir esse grau de amizade, muita confiança e fidelidade são depositadas.
Muitas vezes os interesses dos amigos são parecidos e demonstram um senso de cooperação. Mas também há pessoas que não necessariamente se interessam pelo mesmo tema, mas gostam de partilhar momentos juntos, pela companhia e amizade do outro, mesmo que a atividade não seja a de sua preferência.
Percebemos, após esse breve esclarecimento, a presença de alguns tipos de amizade, tais como:
Amizade x coleguismo
São os chamados de amigos aquelas pessoas com quem se costuma realizar atividades recreativas, tais como esportes, jogos diversos, sair à noite; ou no contexto dos adolescentes, aqueles com os quais se dão melhor na escola.
Muitos apontam nisso uma confusão entre o conceito de amigo e o de colega, este sim um tipo de pessoa com o qual não há fortes laços de companheirismo, apenas interesses afins.

Amizade entre sexos diferentes
Na maioria das culturas, considera-se normal que os amigos sejam prioritariamente pessoas do mesmo sexo, embora esta concepção tenha mudado bastante na sociedade ocidental do século XX. Ainda assim, a amizade entre pessoas heterossexuais de sexos diferentes ainda é muitas vezes vista com a desconfiança de que não seria nada mais que um mero relacionamento com conotações sexuais, disfarçado.
Infelizmente, no Brasil frases preconceituosas deste tipo são muito encontradas na cultura popular, tais como "amigo de mulher é viado", ditas freqüentemente por namorados ciumentos.
Pois bem, creio que devemos "colecionar" amigos, ou seja, nunca limite o número de amizades, como toda coleção, o ideal é que não tenhamos itens "repetidos", por isso digo para "colecionarmos" amizades, pois assim, podemos conhecer inúmeros comportamentos, atitudes, idéias e etc. que sempre nos trazem um aprendizado que não tem preço (ao menos para mim).
OBS. se tiver a oportunidade, ouça a música "Canção da América", do Milton Nascimento e pense em sua letra.
E como Willian Sheakspeare disse:

"Perguntei a um sábio, a diferença que havia entre amor e amizade, ele me disse essa verdade...O Amor é mais sensível, a Amizade mais segura. O Amor nos dá asas, a Amizade o chão. No Amor há mais carinho, na Amizade compreensão. O Amor é plantado e com carinho cultivado, a Amizade vem faceira, e com troca de alegria e tristeza, torna-se uma grande e querida companheira. Mas quando o Amor é sincero ele vem com um grande amigo, e quando a Amizade é concreta, ela é cheia de amor e carinho. Quando se tem um amigou uma grande paixão, ambos sentimentos coexistem dentro do seu coração."
Muita paz, Amizade e saúde a todos. E aos meus amigos, "UM ABRAÇO ESPECIAL."
Um abração

Um comentário:

Unknown disse...

Ô amigo padrinho!
Como a gente não vai se encontrar mais este ano, boas festas e tudo de bom!