quinta-feira, junho 05, 2008

Esquadrão Classe "A" (Fantásticos Mercenários)



The A-Team (conhecida em Portugal e no Brasil por Esquadrão Classe A) foi uma série de televisão exibida originalmente pela rede de televisão NBC, entre os anos de 1983 e 1987, sobre um grupo fictício de ex-comandos do Exército dos Estados Unidos atuavam como mercenários, utilizando práticas comuns da Guerra do Vietnam.
Em Portugal nos anos 80 a série era transmitida na
RTP 1 com o nome Soldados da Fortuna na sua locução original e legendada.
Nos anos 90 foi popularizada pela TVI com a dublagem brasileira com o nome Esquadrão Classe A´e a partir daí ficou conhecida como tal mesmo sendo transmitida o ano passado na SIC Radical na sua locução original e legendada.
No Brasil, a série foi exibida terças à noite no SBT entre 1984-1986, sendo uma das séries mais populares da década de 80.
Foi lançada em DVD, sendo a 1ª temporada lançada em março de 2005, e a 2ª temporada em janeiro de 2006.
Muito tempo após o final da série, ela foi exibida nas tardes da Sessão Aventura na Rede Globo de abril de 1991 a dezembro de 1992.
Atualmente, a serie é exibida pelo canal de televisão a cabo T C M Classic Hollywood, pertecente a companhia Time Warner, em sua grade de programação sendo sua locução dublado por seus seus dubladores originais do estudios BKS.

A partir de então, passam a ser perseguidos pelo Coronel Lynch, e logo depois, pelo Coronel Decker, aplicando vários golpes e fazendo ambos de palhaços para conseguir escapar. Pessoas que precisam de operações especiais (proteção, resgate, provar inocência, capturar policiais corruptos, etc) e querem contratá-los são indicadas a procurar um velhinho em uma lavanderia (Hannibal disfarçado), que analiza o caso e marca o encontro com o Esquadrão A.
Missão por missão, cada membro do grupo tem sua função específica, que se articulam para realizar os planos malucos do Coronel Hannibal.
Murdock "Louco de Pedra" ("Howling Mad" Murdock) é um maluco interno do hospital psiquiátrico de veteranos de guerra, que em diversos momentos deixa todos intrigados se ele é realmente louco. Todas as vezes consegue dar um jeito de escapar do hospício para realizar as missões, voltando para lá no final. Suas habilidades no grupo são pilotar helicópteros e aviões, além de irritar o sargento B.A. Baracus com seu cão imaginário.
Templeton "Cara-de-pau" (Templeton "Faceman" Peck, ou simplesmente "Face") é o responsável por conseguir os recursos para cada missão, como carros, passagens aéreas, hotéis, suprimentos, equipamentos, informações e tudo o que for necessário. Consegue tudo o que precisa utilizando sua conversa fiada ou seu charme com as mulheres. Geralmente sua história é de que é um produtor de hollywood e de que tudo o que está comprando, alugando ou pegando empresatado é para figurar na gravação de um filme.
John "Hannibal" Smith, sempre fumando um charuto, ganha a vida como ator figurante, que faz bicos e pequenas aparições (sempre disfarçado de monstros ou velhinhas). Seu papel no grupo é se passar por outras pessoas com seus disfarces realísticos, além de elaborar os planos mirabolantes, que sempre acabam dando certo. Mesmo quando os problemas são simples de serem resolvidos, ele "faz isso pelo Jazz" (uma forma de ele expressar que gosta de viver as emoções intensamente). Geralmente conclui as missões com sua imortal frase "adoro quando um plano dá certo".
B. A. Baracus é o piloto do furgão, o mecânico, o especialista em construir engenhocas e o grandão que se envolve nas lutas físicas. Tem um carisma muito forte com as crianças, a quem protege e orienta. Morre de medo de voar, e precisa ser dopado pelos amigos para entrar em um avião ou helicóptero, principalmente se estes forem pilotados pelo maluco do Murdock, a quem geralmente tem um desejo explícito de agredir. Adora leite.
Amy Allen é uma jornalista que se juntou ao grupo no primeiro episódio, após a missão de resgate de um de seus colegas no México. A especialidade dela é providenciar as pesquisas necessárias para que as missões possam começar, além de ser a responsável por uma rede de contatos que garante que nada falte ao Esquadrão Classe A. É ela também a responsável por tirar eles das encrencas quando isso exige um pouco mais do que emoção e força bruta.
Nas missões, geralmente quem contrata o Esquadrão tem o primeiro contato com um velhinho (Hannibal disfarçado) em uma lavanderia de Los Angeles, que marca o encontro com o restante do grupo, onde a missão é apresentada.
Daí em diante, eles apagam o B. A. para voarem, provocam os adversários, infiltram escutas, constroem veículos e equipamentos extraordinários, disfarçam-se e envolvem-se em grandes confusões. E tudo isso fugindo das perseguições comandadas pelos coronéis Lynch e Decker.

É sempre bom lembrar que os heróis não cometeram a história do assalto ao banco de Hanói vai aparecendo aos poucos ao longo dos episódios. Já no final da guerra do Vietnam, o Esquadrão recebe do oficial comandante, Coronel Morrison, a missão de assaltar o banco de Hanói, com a esperança de ajudar a guerra a chegar ao fim.
Ao voltarem 4 dias depois do fim da guerra para a base, encontram o quartel general queimado e o Coronel Morrison e todos os oficiais assassinados por Viet Congs. Como não haviam provas de que eles estavam cumprindo ordens militares, a corte militar os manda para o presídio de Fort Bragg.


Curiosidades:
"O primeiro episódio do Esquadrão Classe A foi ao ar em 23 de Janeiro de 1983."
"O seriado foi filmado durante 5 anos, onde foram gravados 98 episódios. Acabou em 1987 devido a gradativa queda de audiência. O último episódio foi exibido no dia 8 de Março de 1987 nos EUA."
"Marla Heasley, a atriz da personagem Tawnia Baker, participou também da série Jornada nas Estrelas."
"Mr. T, o B. A. teve uma infância pobre em um subúrbio, e praticava musculação com seus irmãos para que ficasse "grande" e pudesse ser respeitado no bairro, intimidando a prática da violência. Também trabalhou como lutador de Luta Livre e atuou no filme Rocky III, ao lado de Silvester Stallone."
"Mr. T também praticou futebol americano na faculdade (de onde foi expulso no primeiro ano), esporte que pratica na alemanha oriental, no episódio 4 da quinta temporada, para salvar um cientista."
"George Peppard faleceu em 1994 nos EUA, vítima de pneumonia. Atuou em filmes históricos do cinema norte-americano."
"No episódio 10 da última temporada o Esquadrão A tem uma missão fora do comum, que é a de recuperar um artefato histórico, que é a caveira de cristal. "
"Uma das frases mais utilizadas pelo personagem Hannibal foi I´m On The Jazz. A frase He´s On"
"The Jazz também foi utilizada por seus companheiros, referindo-se a ele quando ele se entusiasmava com um de seus planos mirabolantes. Esta frase foi traduzida como Ele está entusiasmado."
"Geralmente os planos do Coronel Hannibal não saiam exatamente como previsto, mas entre uma reviravolta e outra sempre davam certo no final. Ele costumava utilizar a frase: "Adoro quando um plano dá certo no final das aventuras."
"Em 2002 cogitou-se fazer um filme longa metragem do Esquadrão Classe A. Stephen J. Cannell começou a escrever o script, e o filme seria produzido pela Universal Studios. Contudo, em 2003, a Universal abandonou o projeto, e os direitos foram comprados pela 20th Century Fox. O roteirista Kevin Brodbin desenvolveria o projeto no lugar do roteirista original Richard Hatem. Em março de 2008, segundo reportagem da revista Variety, o diretor John Singleton foi anunciado como responsável pelo projeto, cujo lançamento está previsto para 12 de junho de 2009."
"Dirk Benedict também dirigiu filmes. Ele foi diretor dos filmes Christina's Dream em 1994 e Cahoots em 2000."
"Participaram dos episódios do Esquadrão Classe A grandes estrelas do cinema e da Televisão norte americana, entre eles: Boy George, Hulk Hogan, etc."
"O Esquadrão Classe A é capturado pelo coronel Stockwell na quinta temporada, e recebem a proposta de trabalhar para ele em missões suicídas ao invés de irem para a cadeia. Com a ajuda de um novo personagem, o Frankie Santana, eles conseguem forjar suas mortes."
"O Furgão do Esquadrão Classe A, uma Van GMC nas cores preta e prata com sua característica faixa vermelha e suas rodas pintadas de vermelho, tornou-se um ícone da cultura pop dos anos 80, sendo reproduzida por muitos aficcionados. Durante as gravações dos episódios foram utilizados 6 furgões no total, sendo que um deles está exposto no Museu de Carros de Estrelas, na cidade de Keswick, no norte da Inglatera."


O Esquadrão Classe A, era formado por veteranos da guerra do Vietnam, que foram acusados por um crime que não cometeram, um o roubo de banco em Hanói (capital do Vietnã), no qual após ter realizado tal crime, encontraram seu comandante morto pelos inimigos e sua base incendiada, sendo assim, não podendo comprovar ao exército americano que atuavam sob ordens e foram presos.
Ao escaparamem das prisões militares estadunidenses, se tornaram mercenários. A formação contava com B.A mecânico e músculos, Cara de Pau um mestre dos disfarces, Coronel Hannibal o líder e Murdock o piloto.
O seriado é um reflexo da era Reagan e seu criador, Stephen J. Cannell, e unia metralhadoras, violência de cartoons e empolgação militarista, tendências presentes nos E.U.A dos anos 80. Suas cenas eram violentas, mas sem mortes o que fez o produto adequado para o formato televisivo.
Os episódios sempre iniciavam-se com um cliente em situação de perigo que os contratava ou o grupo era seqüestrado e tinha de fugir, de qualquer maneira eles obtinham a vitória com facilidade. Algumas seqüências interessantes envolviam B.A e seu pavor de aviões, resgates de Murdock de algum hospital ou o surgimento das forças armadas americanas. Quando aprisionados eles escavam usando explosivos, sempre mostrando um excelente trabalho em equipe.
Um dos personagens mais importantes da atração é o furgão negro e cinza da General Motors guiado pelo sargento B.A. Na temporada final, entre 1986 e 1987, o seu formato foi modificado com os heróis sendo capturados definitivamente pelas autoridades e depois trabalhando para eles em missões secretas, caso não aceitassem voltariam para o cárcere.
Esquadrão Classe A é um dos poucos seriados que acabou no momento onde ainda contava com muitos fãs, George Peppard intérprete do Coronel Hannibal disse que o show poderia continuar, porém era um produto que pertencia aos anos 80.
Esse é mais um fantástico seriado que marcou minha infância, e que me motivou a relembrar e contar sua história na postagem de hoje.
Espero que tenham gostado!!!
Um forte abraço!!! com Saúde e Sucesso!!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

hehehe muito bom Luiz Sergio, eu lembro do nome e dos personafens, mais nao me lembro de cabeça de algum episodeo.
Ah coloquei uns links de dubladores no meu blog, da uma olhada la.

Abraço

Unknown disse...

".....if you are in trouble, you can hire the A-team!

Francine Esqueda disse...

Sergio: Nem preciso dizer que fico toda cheia quando vc passa por aqui, ne? Vamos marcar logo um novo evento! De preferencia gastronomico! Rs...
Que trabalho voce tem com estes posts, heim?? Coisas que eu nem lembrava mais!!! Do arco da véia mesmo!!! Um post melhor que o outro!
Saudades de vc!
Encontrei com o Fabio por aqui! Acredita... Que mundinho esse virtual, ne???
Beijos no coração e Boa semana!!

Francine Esqueda disse...

Ah!!! Eu esqueci de comentar que amanha vai passar na tela quente aquele filme do gigolô que vc sugeriu!!! Nao perco por nada!!!!
Bjus mil!

Francine Esqueda disse...

Onde estão as produções que você faz? Estou ansiosa para as novidades, sempre recordo da minha infancia no sofá da casa da minha avó!... adoro seu aconchegante blog!...
Beijos e bom fim de semana!

Unknown disse...

Boa noite, parabés pelo post! Havendo interesse, tenho o furgão do esquadrão classe A, original da glaslite, em ótimo estado de conervação. Fico à disposição. Abraços. Raphael (bittencourtr81@gmail.com)