quarta-feira, junho 04, 2008

Macgyver....O Gênio!!!!!


Fala moçada!!!! Espero que estejam bem!!!

Hoje vou comentar de um seriado que me vez, um dia, pensar em ser "Cientista" ou um "Super Agente" é ele mesmo: "MACGYVER"

MacGyver, ficou conhecido no Brasil como Profissão: Perigo, e foi uma série de televisão exibida entre os anos 1980 e 90. O título original da série tem o nome do protagonista, um agente secreto que não usava armas e resolvia os seus problemas graças a conhecimentos científicos, engenhocas, e ao seu bem amado canivete.

O cara era capaz de verdadeiros "milagres" e sempre que ficava preso em algum lugar, encontrava os objetos e produtos que precisava, curioso não???? Ô cara de sorte...!!!!!

Mas enfim, era uma série de aventura da televisão americana, que narrava a vida de um ex-agente secreto das forças especiais chamado Angus "Mac" MacGyver, estrelado por Richard Dean Anderson. A série foi criada por Lee David Zlotoff e produzido por Henry Winkler.

O recurso principal de MacGyver é sua aplicação prática do conhecimento científico e do uso de ítens comuns - junto com seu canivete suíço, sua fita adesiva e a coincidência de estar trancado em um quarto com materiais úteis, e como se não bastasse, ele explicava e narrava tudo que estava fazendo...!!!! O CARA ERA MUITO FODA!!!!!

Isto permite que crie uma variedade de soluções improvisadas, para escapar da captura, do desastre ou para geralmente derrotar os inimigos. O uso de artigos para construir dispositivos júri-equipados mostra uma influência de outros seriados da época, e a febre foi tamanha, que incorporou a cultura popular como "MacGyverismo".

Curiosidade, até as irmãs de Marge Simpson, Beth e Selma, são apaixonadas por Macgyver, possuído toda espécie de produtos do ídolo, inclusive posteres.

MacGyver é um herói de ação altamente inteligente que prefere resolver os conflitos sem violência, e recusa-se a carregar ou usar uma arma devido a um acidente de infância com um revólver que resultou na morte de um amigo.

O cara era bonzinho, educado, sorridente ao ponto de ninguém apostar em sua estampa, mas quando a "casa caía" o cara fazia de tudo, mas sem deixar essa "qualidades" de lado.

Nasceu e se criou em Minnesota. (o próprio Richard Dean Anderson nasceu em Minneapolis, em Minnesota.) Graduou-se na Faculdade Alexander Ramsey em Roseville, Minnesota. Seu personagem é graduado em uma escola técnica fictícia chamada Western Tech onde obteve bacharelado em física.

O primeiro nome de MacGyver permanece um mistério até a temporada final; sempre que lhe perguntam sobre ele, diz que não gosta do seu primeiro nome e muda de assunto. No capítulo da série "O Piloto" MacGyver diz que seu primeiro nome é "Stace", mas esta informação não apareceu no final do episódio, embora se tratasse de um material promocional da série.

Seu primeiro nome foi revelado oficialmente em "Good Knight, MacGyver", em que descobre que tinha um antepassado do século VII, Angus M'Iver, e admite que compartilham de seu primeiro nome; repetido no final da série, onde surge o filho de MacGyver, cujo nome do meio é Angus.


"Acredito que todo menino deve ter sonhado em ser o MacGyver.

Alguns personagens da série, possuíam características notáveis, senão vejamos:

Peter "Pete" Thornton

É o chefe e melhor amigo do MacGyver. Pete estava em uma operação do Departamento de Serviços Externos (DXS), que foi onde ele foi surpreendido pelo ingênuo Mac ao seguir Murdoc, um assassino internacional. Eis que surgiu uma bela amizade, que uniu a inteligência de Macgyver, com a experiência e aval de Pete.

Quando Pete assumiu como diretor de operações na fundação Phoenix sete anos mais tarde, trouxe consigo MacGyver.

Pete tem um filho chamado Michael, de uma união precedente.

Curiosidades: Em 1991, o ator Dana Elcar começou a desenvolver o glaucoma, uma doença degenerative dos olhos que causa a cegueira. Esta circunstância foi escrita e mostrada na série, e o personagem Pete desenvolveu também a doença. Um número de anúncios de serviço público foram mostrado no fim de muitos dos episódios, incentivando os telespectadores a começar verificar cedo sobre a doença.

Dana Elcar faleceu em 6 de junho de 2005, com 77 anos de idade.

Jack Dalton

É um aviador e um velho amigo de MacGyver com fracassados esquemas de enriqueçer fácil e aplicar "golpes do baú", se envolve em inúmeros problemas. Usa sempre com um quepe de aviador e tem um tique nervoso no olho quando mente, e como Macgyver o conhece muito bem, percebe suas farsas, mas sempre acaba ajudando Jack.

Curiosidamente, Jack sempre "derruba" ou "explode" as aeronaves que pilota ao pousar.

Murdoc

Esse é o oponente do MacGyver que sempre retorna, pois toda vez ele se envolve em alguma explosão ou acidente, e seu corpo nunca é encontrado, Mourdoc é um perigoso assassino, mestre em preparar disfarces e tocaias, para eliminar o nosso herói. Mas quando nosso herói entra em cena, seus planos sempre falham.

Sua primeira aparição na série foi apresentada na segunda temporada. Murdoc retorna para se vingar do seu primeiro encontro para surpresa de MacGyver, Murdoc tinha sido aparentemente morto enquanto escapava, nessa ocasião.

Esquema de vingança de Murdoc não apenas falha, mas resulta aparentemente na sua morte outra vez. Este retorno transformou-se em um tema: cada uma de suas aparições terminou em uma outra "morte", em que no momento do desastre, sempre grita"MACGYVER!"

Curiosamente, no episódio 89 "Halloween knights", quando morre, desta vez definitivamente, Murdoc não gritar essa frase.

Como possui diversas habilidades, Murdoc detém inúmeras invariáveis e incríveis formas de sobreviver.

Outro dado importante é que: Murdoc é membro de uma associação de Homicidas internacional (HIT), uma organização de assassinos, e nunca havia falhado em alguma "encomenda" para matar alguém, até falhar com MacGyver, isso afetou seu brio, e por essa razão, passa a perseguir-lo para eliminá-lo com suas próprias mãos.

Penny Parker

Penny Parker e MacGyver se conheceram em um aeroporto na Bulgária ("Every Time She Smiles") quando tentou contrabandear algumas jóias em seu bolso para fora do país. Com pouco talento mas com grandes sonhos, sempre que vai atrás de um novo negócio começa um outro problema, ela foi utilizada algumas vezes por Murdoc para tentar eliminar MacGyver.

Os Coltons (Della Reese, Cleavon Little, Richard Lawson, Cuba Gooding Jr.)

É uma família de mercenários capazes de qualquer serviço, sujo ou não, por dinheiro, seus integrantes foram exibidos e apresentados, um de cada vez, sendo que, o único capítulo em que mais de um aparece é na temporada final, que na ocasião eles fizeram o episódio inteiramente, narrado por MacGyver.

Este episódio, foi chamado de "The Coltons". Note que o fanástico ator Cuba Gooding Jr, já desfilava seu talento desde jovem.

Harry Jackson

Harry Jackson, é o avô de MacGyver, que o criou como um filho, depois que sua avó e o seu pai morreram em um acidente de carro. Passado sete anos, partiu sem dizer para onde iria ou quando voltaria, abandonando MacGyver.

Passados dezesseis anos, Harry e MacGyver encontraram-se outra vez no episódio chamado: "Target MacGyver", onde MacGyver e seu avô unem seus esforços para derrotar um terrível assassino chamado Axminster.

Mais tarde, em um episódio, quer foi ao ar, entre a quinta temporada com episódio "Passages" e na sexta temporada com episódio "Harry`s Will", Harry morre de um fatal e súbito, ataque cardíaco.

Nikki Carpenter

Nikki Carpenter entrou na Fundação Phoenix na terceira temporada.

Espero que tenham gostado!!

Um forte abraço e sucesso!!!!!

2 comentários:

Unknown disse...

Angus é melhor que Stacey!

Francine Esqueda disse...

Olá?! Eu estava morrendo de saudade de passar por aqui!
Obrigada por todos seus comentários!!
Estive trabalhando muito... E pra ajudar meu computador ficou uma semana no conserto!... Mas estou de volta!
Adorei o post!
Eu achava que ia casar com o Macgyver qndo eu era pequena!!! Amava ele! kkk

Beijos no coração!